Vale a pena estudar junto com alguém, ou é melhor estudar sozinho?
- Carlos Alberto Cordeiro dos Santos
- 31 de out. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2021
Em 1981, quando eu estava estudando para o concurso de sargento da Força Aérea Brasileira, eu tinha um amigo que estudava junto comigo.
Como nós conhecíamos muito bem um ao outro, e tínhamos consciência que a nossa capacidade de aprendizado era basicamente a mesma, quando íamos estudar Física, Química ou Matemática, na resolução de questões, fazíamos o seguinte:
Se fôssemos resolver 100 questões, eu resolvia 50 e ele resolvia 50.
Por que fazíamos assim? Como sabia que as questões que ele resolvesse eu também resolveria e vice-versa, não perdíamos tempo resolvendo a mesma questão duas vezes. Otimizávamos em 100% o nosso tempo de estudo.
Infelizmente, com o Direito não dá para fazer isso. Mas se você tiver um parceiro de estudos que esteja em um nível de preparação semelhante ao seu, vale a pena estudar com essa pessoa.
Eu e minha esposa sempre estudamos juntos e, às vezes, alguma dúvida que eu tinha ela já havia solucionado e a recíproca é verdadeira, desta forma ganhávamos um tempo precioso não tendo que pesquisar sobre determinado problema.
Na preparação para o concurso tudo está ligado a otimização do tempo de estudo e ao conteúdo do que é estudado. Como eu disse lá no início, é praticamente impossível que a gente consiga fechar algum edital.
Você pode até ler todas as leis, o que não significará nada em termos de aprendizado.
Clique aqui para acessar meu canal no YouTube.
Clique aqui e acesse meu Instagram.
Clique aqui e acesse meu grupo no Facebook.
Clique aqui e acesse minha página do Facebook.
Comments