Por que escolhi a carreira jurídica?
top of page

CARLOS ALBERTO CORDEIRO DOS SANTOS

Por que escolhi a carreira jurídica?

Falar sobre carreira jurídica não é muito difícil, haja vista que o leque de possibilidades é incontável.


Ocorre, porém, que o número de faculdades que temos no país, também é incontável! Devemos ter, hoje, algo em torno de metade das faculdades de Direito do mundo, para os senhores terem uma ideia.


Considerando essa estatística é fácil perceber a dificuldade que pode ser para um advogado ganhar espaço nesse mercado. Qual a solução então? Muito estudo. Quem entrou na faculdade de Direito e pensa que a vida será fácil, está completamente equivocado.


Para ser muito sincero com os senhores, quando eu resolvi fazer o curso de Direito foi por falta de opção. Naquela época -final dos anos 80- não havia, como hoje, uma faculdade em cada esquina. Desta forma, o curso que eu tinha vontade de fazer, que era odontologia, era muito distante e caro. Não me restou, portanto, outra alternativa senão o curso de Direito.


Quando iniciei o curso, todavia, percebi que, profissionalmente, eu poderia ser quase tudo que eu quisesse, haja vista que o curso de Direito proporciona um horizonte de possibilidades como nenhum outro.

O fato, entretanto, de o universo jurídico ser gigante, não significa que todos aqueles que ingressarem na Faculdade de Direito obterão sucesso na carreira jurídica. Aliás, embora eu não tenha essa estatística, presumo que a maioria dos bacharéis em direitos são profissionais frustrados, mesmo porque, grande parte deles não consegue, sequer, passar na prova da OAB.



Dentro desse universo gigantesco de possibilidades destaco a carreira na Atividade Notarial e de Registro: o famoso Concurso para Cartório. Era o ano de 1997, a internet ainda capengava, e eu estava lendo um exemplar da Folha Dirigida, um jornal editado no Rio de Janeiro, especializado em concursos públicos, que eu era assinante naquela ocasião. Nela havia uma matéria sobre o concurso para cartório no Estado do Rio de Janeiro. Naquele momento eu pensei que poderia ser uma grande oportunidade.


O que aconteceu de lá para cá eu contarei para os senhores no decorrer dos nossos encontros aqui no blog e no canal do YouTube, quando estivermos falando de carreira.



Clique aqui para acessar meu canal no YouTube.


Clique aqui e acesse meu Instagram.


Clique aqui e acesse meu grupo no Facebook.


Clique aqui e acesse minha página do Facebook.


99 visualizações
bottom of page